INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Verão Quente


   Em Moçambique, no ano de 1975, no tempo quente, deixara de se ouvir tiroteios de turras e tropas perto das casas do bairro; e para um adolescente como o Luís, havia a imensidão promissora das férias e dos amigos, as coboiadas, os bailes de garagem e as matinés no cinema Kudeca ao ar livre, junto ao rio Zambeze. Ah, e havia a Mimi! Todos a chamavam assim, porque fora batizada como Hermengarda, nome inspirado talvez e de forma infeliz pela heroína de Eurico, o Presbítero. Encontrava muitas vezes a Mimi nos bailes de garagem, mas nunca arranjara coragem para a convidar para dançar, ainda que o seu coração batesse como um metrónomo quando a admirava de longe, embalado por alguma música de Nelson Ned ou Nilton César. Mimi era sardenta e ruiva, tinha um sorriso lindo, e gostava de usar blusas brancas e saia curta de cor anil. Mimi flertava, ao que parecia, com o irmão do Luís, mas uma noite, no cinema, com ela sentada na cadeira do lado e empurrado pelas hormonas ou pela parvoeira natural dessa idade parva, Luís apalpou-lhe o rabo, com tanta força que ficou a pensar se não a teria aleijado. Ao intervalo, enquanto bebiam uma Canada Dry no bar apinhado de gente, ela fixou nele um olhar de nojo e desprezo, e Luís sentiu-se pior do que bosta de cão. E, nesses dias, sofreu e apodreceu por dentro, sentindo que dera cabo da vida, e desse sonho confuso de uma paixão com sardas.
   Hoje, quase quarenta anos depois, e olhando para o passado, Luís acha significativo que os livros de História falem do Verão Quente de 1975, como se todos os historiadores de todas as academias e universidades estivessem preocupados em ressarci-lo – a ele, Luís - das disparatadas tribulações da adolescência. 
   Sentada ao seu lado no alpendre, Mimi não consegue deixar de concordar consigo, ainda que ressalve, perante os filhos, que os dois não haviam começado da melhor maneira.


Geena

                No rincão das matas enegrecidas, onde as árvores carbonizadas se assemelhavam a costelas fraturadas do corpo de uma ...