Faça Fácil: Como Transformar um Romance num Conto

   Você acabou de escrever um romance e agora, relendo-o, apercebe-se de que ele está mal escrito ou de que não funciona como romance, e que o mais acertado será convertê-lo num conto. Como não sabe como fazê-lo, pesquisou na Web, e encontrou esta nossa página, que possui todas as respostas às suas dúvidas.

   Um romance é um gigante, e tem todos os atributos de um gigante, dimensões, força, poder, dimensões gigantescas dos órgãos e membros. Um conto, por sua vez, tem tudo isso mas de uma forma mais condensada mas não menos forte e poderosa, como o vírus que vence a criatura em que está alojado, ou a pedra mais pequena na funda de David, que é aquela que irá derrubar Golias.Tendo isto em mente, fica mais fácil converter um romance num conto. Comece por abreviar e cortar. Condense cada capítulo num parágrafo de forma a que este mantenha a sua virtude narrativa, mas, para o fazer, tem de cortar, seccionar, amputar. Esqueça a multidão de personagens porque o que você quer não é uma reunião da confraria, e a esmiuçada caracterização de cada um deles; e atire para trás das costas as descrições paisagísticas, as digressões narrativas inspiradas em Agustina, os diálogos de dez páginas ou o enredo tão enredado como uma panelona de esparguete.

   Cortou, dispensou, condensou. Agora, o que é que você tem? Um conto com tantos parágrafos como capítulos tinha o seu romance. Se o seu romance não tinha muitos capítulos, isso também não é grave porque o conto também não precisa de muitos parágrafos para contar uma história. Agora que se chegou ao fim, eis a grande questão: Você consegue ler como um conto essa sucessão de parágrafos-resumo? Se você conseguir, você e nós estamos de parabéns. Mas o mais provável é que isso não se consiga ler como um conto, de uma forma fluente e escorreita. Se for esse o caso, o seu trabalho não terá sido em vão, porque você possui todos os tópicos necessários para escrever um romance, o que você conseguirá sem dificuldades com a ajuda do nosso Manual Web:

   Faça Fácil: Como Transformar um Conto num Romance


Mensagens populares deste blogue

Abril de 1918 - o caminho para uma Primavera de sangue

A viagem