INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

atravessado na garganta

   A dona Rosinda estava muito mal, e os amigos levaram-na de imediato ao Hospital. Ampararam-na até ao guiché, e dali foi remetida para a triagem para se avaliar a gravidade do mal. Só um deles, o Esteves da farmácia, é que a acompanhou quando a atenderam lá dentro.
   - O que é que se passa com a senhora? - perguntaram-lhe.
   - A minha amiga tem um silêncio atravessado na garganta. Foi assim de repente, estava na praça, na sua banca de flores a falar sem parar, e de repente ficou muda e emudecida, e nem mais um pio se ouviu da sua boca.
   - Hah!... Nada de grave, vou atribuir-lhe uma pulseira azul para o atendimento. Ou melhor, mando-a já para a enfermaria, que lá extraem o silêncio e desinfectam a picada.
   Assim fizeram. Anexaram uma nota à ficha de inscrição e  mandaram-na com a Rosinda e o Esteves para a enfermaria. Aquilo lá foi assaz rápido. Uma enfermeira dum louro platinado com um forte hálito de tabaco recebeu-os, observou o pescoço da Rosinda (e lá estava, bem à vista, a ponta da farpa de silêncio); aproximou mais a luz do pescoço, muniu-se duma pinça com a qual segurou a ponta da farpa e, num gesto repentino, extraiu o silêncio atravessado na garganta.
   A Rosinda pareceu ter acordado. Deu um pulo na maca, sorriu para o Esteves, abraçou o pescoço da loura, e desenovelou as palavras oprimidas:
   «Já lhe contei da viúva do Antunes, senhor Esteves? Senhor Esteves e menina, que também é filha de Deus e merece saber as novidades. Pois a viúva do Antunes, mulher entradota já, andou meses com uma cara de meter medo, parecia que todos lhe deviam dinheiro, eu até tinha receio de a atender porque com aquela cara parecia que me podia dar duas galhetas na cara a qualquer momento. Pois a viúva, de um momento para o outro ficou doce e sorridente o dia todo, sempre melosa e conversadora, e no outro dia, chamei-a à parte e disse-lhe - Ó dona Maria, a senhora mudou tanto, quem a viu e quem a vê, eu acho que a senhora tem algum netinho novo, ou então, um rapaz novo na cama para lhe aquecer os pés. E a viúva, em vez de me responder,  começou a brincar com um antúrio que eu tinha na banca, não com a flor, mas com o pirilau que o antúrio tem. Olhem-me aquela descarada. E o Morais, aquele emproado que vende seguros, disse-me que a viúva do Antunes...".
   A enfermeira ainda segurava a pinça com a farpa e trocou com o Esteves um olhar cheio de cumplicidade. Que pena, não se poder ajudar uma pobre e inofensiva farpa como aquela...

Geena

                No rincão das matas enegrecidas, onde as árvores carbonizadas se assemelhavam a costelas fraturadas do corpo de uma ...