INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

A Besta do Extermínio

   A Roberto, zoólogo iniciante, especializado em Etologia, ocorreu-lhe uma dúvida original: o que aconteceria se um grande felino, um tigre ou pantera, fosse colocado diante dum espelho? Que comportamentos ou reacções se poderiam esperar dele?
   A questão parece insignificante, mas para ele assumiu uma importância capital, épica, um pouco como parece este tipo de questões a qualquer novel cientista que gostaria de passar de imediato do gatinhar ao voo, queimando as etapas intermédias e morosas que consomem dezenas de anos da vida útil dum indivíduo.
Dando seguimento à sua questão, mandou forrar um dos lados duma jaula em ferro, com um gigantesco espelho que preenchia um dos seus lados, ao topo. Em seguida, trouxeram a pantera negra, fazendo-a passar da jaula em que se encontrava para aquela, num movimento registado por câmara de vídeo e com Roberto com o bloco de notas numa das mãos e o gravador ligado no bolso da bata.
   A pantera entrou, correndo-se a porta atrás dela, e ficou a olhar para o espelho durante uns cinquenta longuíssimos segundos. De imediato, arqueou o corpo e saltou para a superfície vítrea mas quando todos esperavam ouvir o baque dos dois corpos sólidos, ou o estilhaçar do vidro, nada disso aconteceu. A pantera entrou dentro do espelho, passou para dentro dele.
   Agora, eu e vocês podemos compreender o triste fim que tiveram o Coelho Branco, o Gato de Cheshire, a Rainha de Copas, o Chapeleiro Louco e todas as outras criaturas maravilhosas que moravam no outro lado do espelho.

4 comentários:

  1. Gostei muito deste!
    Mas se possível, faço um desejo:
    A primeira a ser encontrada pela pantera é a Rainha de copas e então, o animal, após devorá-la inteirinha, com roupa , coroa e arrogância, passa muito mal, tão mal que há tempo para que todos os demais se protejam...

    Aquela rainha me assusta desde que eu era muito pequena!

    ResponderEliminar
  2. :)
    Não que me assustasse mas, em criança, nunca gostei do Humpty Dumpty (mesmo nada), ainda que gostasse de ovos, e sobretudo, dos de chocolate.

    ResponderEliminar
  3. José, de repente me veio uma dúvida total!
    Os personagens de Alice Tweedle Dum and Tweedle Dum, e o Humpty Dumpty
    são os mesmos adaptados ou são personagens distintos?
    Desculpe, mas creio que estou embolando tudo!

    ResponderEliminar
  4. Angela.
    Já me tinha apercebido dalguma confusão pelo seu mail. Os irmãos Tweedle e o homem-ovo são distintos. Se não tiver o livro à mão, encontra mais detalhes na wikipedia,p.ex.
    Um abraço

    ResponderEliminar

O Processo de Jesué Nazareno

     Texto original que foi submetido a um concurso literário (sem sucesso), transita aqui para o arquivo morto desta página, para o caso da...