INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Caso e acaso

    Na escola, quando entrei para o Segundo Ciclo, notei que todos os meus colegas de turma tinham afinidades comigo, porque todos sofriam dalgum problema de aprendizagem ou tinham tiques nervosos como eu. Havia uma colega ruiva que gostava de esconder a cabeça debaixo dos livros como uma rúbea avestruz, outro só era capaz de escrever em cadernos de capa preta e só se estes estivessem virados ao contrário, outro ainda, irmanava-se comigo na minha tentativa de apanhar as moscas que rastejavam entre os pés dos nossos colegas, deixando atrás delas um rasto de escamas vítreas. Umas semanas depois, dei-me conta de que todas as turmas do Segundo Ciclo possuíam uma coerência interna, ou seja, os seus membros tinham semelhanças evidentes entre eles, mas eram distintos dos alunos das outras turmas. Havia a turma dos crânios, que era capaz de encher um camião cisterna com a sua massa encefálica combinada, a das aberrações (a nossa) que era chamada a entreter os colegas no recreio e a protagonizar espectáculos bizarros para atrair o financiamento privado, a das beldades que servia de simpática muralha humana quando havia visitas oficiais importantes à escola, a dos etéricos que usavam pesadas botas militares para não perderem contacto com o solo, a turma dos sociopatas irascíveis, cujos alunos andavam em regra sedados, ou, quando não andava, usavam uma espécie de açaimo discreto em tecido da cor da pele, e outras similares. Um dia, em que entrei no gabinete da Directora da escola, no encalço duma mosca rastejante particularmente ágil, ganhei coragem e perguntei-lhe sobre esta segmentação da população escolar, mas ela negou-o com energia, explicando-me que todas as turmas eram formadas por sorteio, e qualquer semelhança intrínseca dos alunos das turmas, se devia apenas a fortuitas coincidências. 
   A sua resposta pareceu-me pouco convincente, e isso devia notar-se na minha expressão, porque ela apressou-se a despachar-me, explicando-me que não podia perder mais tempo em explicações supérfluas, porque tinha que ir coadjuvar uma das professoras que ia iniciar a aula na turma dos gémeos siameses.

Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...