INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

encontro imediato

A bela e frondosa cerejeira era a única árvore de fruto do minúsculo jardim, benção e tormento do casal que alugara a casa há já sete anos. Todas as Primaveras, o vigor da árvore extravasava em dezenas de pequenos e sumarentos frutos que os pássaros devoravam sem clemência, apesar de todos os esforços dos dois. Haviam experimentado afugentá-los com um pequeno espantalho, um espanta-espíritos, sacos de plástico atados aos ramos e outras artimanhas do género, mas o resultado era o mesmo, e desanimador. Agora, a matrona ouvira falar dum novo método e foi expô-lo ao marido.
- Sabes, disseram-me que a melhor maneira de manter longe os melros e outros pássaros, é pendurar na árvore cd's de música ou dvd's. Eles ficam aterrorizados com aqueles discos prateados a rodar no ar, e fogem a sete asas...
- Mas não tenho discos virgens, e não os vou comprar por causa de cerejas!
- Temos a tua velha colecção, só precisamos duns seis ou sete.
E com gestos imperiosos, que ele não se atreveu a contrariar, ela formou a sua delete-list.
- Olha, discos de blues e soul, isso já morreu, James Cotton, Mudy Waters, Otis Redding, vinte discos, música folk, outra velharia, Joan Baez, Neil Young, Stephen Stills, mais doze...catorze...vinte e oito discos. Já chega, comer as cerejas vai saber-nos melhor do que ouvir música!
Desembalou os discos, e pendurou-os com cordéis nos ramos da cerejeira em flor. Quando a noite caiu, ela foi deitar-se com um sentimento de íntima realização. Enquanto os dois dormiam, os céus sobre a casa iluminaram-se com um halo de luz intensa, e um pequeno veículo espacial pousou junto à árvore. Era uma sonda não-tripulada duma civilização distante. Quando os motores ficaram silenciosos, um feixe de luz percorreu os discos pendurados da cerejeira, enquanto a máquina apreendia a linguagem e as modulações vocais dos terrestres. Então, com a harmónica de James Cotton como som de fundo, a nave entoou em voz arrastada:
- Arquivo biónico / conduz-me aos teus superiores...

A sombra dos dias

               Um galão direto e uma torrada com pouca manteiga  - pediu a empregada no balcão à colega. Podia até ter pedido antes,...