INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Acabar o trabalho

- Como te sentes, amor? - Inquire a voz amorosa.
Ele está deitado na banheira cheia de água quente, único paliativo para a dor intensa na coluna que mantém há dois dias e que quase o traz paralisado.
- Um pouco melhor, com as tuas massagens e o banho quente.
- Estamos unidos para o melhor e para o pior, amor, e sabes que não poderias esperar outra coisa da tua Nininha que muito te ama.
Ele anuiu em concordância, enquanto ela o ajudava a sair da banheira e o enxugava. Poucos minutos depois, já se conseguira estender em cima da cama, vestido com o robe. A dor voltara, excruciante, como se uma lâmina enferrujada estivesse cravada nas suas costas.
- Experimenta voltar-te de barriga para baixo, querido, pode ser que te doa menos.
Ele aceitou a sugestão, rolou o corpo na cama e ficou com a cabeça e os ombros quase fora dela.
Ouvem tocar o telefone na sala.
- Vou ver quem é - oferece-se ela - não saias daí.
Ele suspirou, demasiado tolhido pela dor para detectar a ironia na voz da mulher. Para se abstrair, tenta ver que livro é que a mulher anda a ler. Estica o braço para o volume pousado no tampo da mesa-de-cabeceira, e alcança-o com os dedos, mas este escapa-se numa carambola caprichosa, bate no puxador da pequena portinhola inferior e cai no chão. Começa a maldizer de novo a sua sorte, quando algo lhe chama a atenção. As mesas de cabeceira eram daquelas de feitura tradicional, com uma gaveta por cima e um cubo inferior com porta para arrumar roupa interior ou tralha. A porta abrira-se com o livro, e na obscuridade do interior, algo cintila com chispas metálicas. Acaba de abrir a pequena porta, e descobre algumas agulhas compridas sobre uma caixa de madeira. Ao lado está um pequeno boneco vodu que representa uma figura masculina vestida, e ele sabe de imediato que o representa a ele, porque sente o odor da água-de-colónia que costuma usar, e não pode deixar de reparar na agulha que o boneco tem, cravada nas costas. 
Um ruído ténue atrás de si revela que o telefonema já acabou e que a mulher o observa da porta do quarto.

Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...