INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

a vida perfeita

O ancião de feições enrugadas não precisava mais do que o seu canto no asilo, precisava apenas do seu pequeno território de um metro quadrado junto á janelas de alumínio onde, quando não o importunavam, representava o seu pequeno teatro pessoal de gestos e expressões que fazia gala em repetir todos os dias a toda a hora, era uma exibição mímica, uma história inenarrável para alguém ou alguma coisa fora de si, mas que se deliciava a evocar para si mesmo - o esticar de braços de alguém que acorda, o andar em volta com os olhos ausentes na distância, algumas palavras murmuradas entredentes, expressões e sorrisos de quem conversa com outra pessoa com lampejos de gargalhadas e exclamações.
Os seus companheiros do asilo, e as funcionárias, deixam-no entregue às suas fantasias, ignorando as tramas e as raízes daquilo que representava no seu fosso abissal.
O que os outros não estavam aptos a compreender, era que a memória daquele velho implodira sobre si mesma, esfumara-se nos céus, deixando para trás, apenas um dia da sua vida a luzir como uma estrela desvanecida de luz cerúlea, um dia inteiro que tomara o lugar de toda uma vida, e que repetia mal acordava, entrando e saindo dele como se não houvesse mais tempo ou mais universo. Cumprindo com esse rito fundador, o espírito daquele velho repetia as mesmas acções como se as inventasse em cada dia, acordar no leito e espreguiçar-se ao lado da mulher que dorme, admirara sua beleza serena sob a luz tímida da madrugada, desperta-a com beijos, e conversa com ela, saem para a rua agitada e passeiam sob o sol, passa o dia com ela, urdindo as rotinas e os gestos comuns que um colapso caprichoso imortaliza e fixa no tecido da memória. Se naquele espírito e naquele coração, houvesse espaço para outros conceitos ou emoções, aquele velho deveria sentir gratidão por ter soçobrado do naufrágio, um dia impoluto e alegre em que o amor e a luz abundavam.

1 comentário:

Rainha

                Subiu lesto os parcos degraus que separavam o átrio do hotel do recinto sobrelevado onde haviam instalado a receção. Ab...