INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Ruas travessas

A má notícia recebeu-a por escrito, mal se sentou na secretária que ocupava na companhia de seguros – estava despedido, pedia-se que comparecesse nos escritórios da empresa para se fazerem contas.

Ficou abismado, mas obedeceu. Foi receber o documento que oficializava a catástrofe, mais uma relação das contas feitas e um cheque no valor do total apurado.

O pior, é que não sabia como contar á mulher, e não o fez. Andou pelo parque da cidade a fazer tempo, e entrou em casa á hora aproximada em que costumava entrar todos os dias, com um ar estafado e a perguntar pelo jantar. No dia seguinte também não arranjou coragem, e no outro e no que se lhe seguiu. Como resultado, ao longo de meses, ele saía de casa á hora em que devia apanhar o 14 para o trabalho, passava o dia no parque, sentado num banco a ver as pessoas que passavam e a alimentar os pombos com as migalhas da sandes que comprava por ali, e regressava religiosamente a casa na hora em que o 35 o deveria trazer de volta. A mulher não se apercebeu de nada. Havia dinheiro, do dinheiro que ele recebera pela rescisão do contrato, e havia tema de conversa, porque todos os dias ao jantar, o marido insistia em falar do trabalho, dos colegas e dos processos que lhe vinham parar ás mãos. E este expediente persistiu, mesmo quando o marido deixou de receber salário, era a crise, mandara-lhe dizer o seu patrão por ele, havia que trabalhar assim uns meses na esperança de que voltassem os dias gordos, e então, todos seriam indemnizados. Ela não se indignou com a situação, mas o que tramou o esquema, foi a circunstância dela ser uma pessoa prática e decidida. Uma manhã, depois dele sair para o trabalho, ela ligou para lá, puseram-lhe em contacto com o patrão dele e então, ela pediu-lhe encarecidamente para manter fechadas as janelas do escritório, porque as caganitas dos pombos estragavam as camisas do marido com manchas que não conseguia tirar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rainha

                Subiu lesto os parcos degraus que separavam o átrio do hotel do recinto sobrelevado onde haviam instalado a receção. Ab...