INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Ver

O caravaneiro encontrou no meio duns rochedos do deserto, um eremita que o povo dizia ter muitos poderes e conhecer os segredos da magia. Ofereceu-lhe tâmaras e odres cheios de água para lhe agradar.
- O que desejas de mim? - perguntou o eremita.
- Os meus caminhos são caminhos de areia onde nada permanece, não tenho mulher nem filhos, não tenho fortuna, e nem os camelos que conduzo me pertencem. Dizem-me que vives aqui para escutar as vozes dos profetas do passado e que possuis meios para agir sobre as coisas. Só desejava ter uma visão mágica durante uma semana, com a qual conseguisse ver através das coisas e perscrutar as montanhas e planícies em busca de tesouros escondidos e minas de ouro esquecidas. Bastava-me uma semana para reunir a fortuna de um sultão e ser o mais feliz dos homens.
- É só isso que desejas? Ser-te-á concedido!
O caravaneiro sentiu uma luz tomar-lhe a vista e, nesse instante, todos os véus da matéria se tornaram fluidos e podia ver através das pedras e das montanhas. E partiu, impaciente por reunir riquezas.
Ao fim de uma semana, o mesmo caravaneiro voltou ao mesmo lugar, e sentou-se ao lado do eremita.
- Conseguiste o que procuravas? - perguntou este.
- Não sabia o que tu consideravas tesouros escondidos. Sim, vi ânforas enterradas cheias de moedas de ouro e jóias preciosas, e minas esquecidas de paredes de luz dourada, mas também vi mortos, muitos mortos, todos os que foram enterrados na terra. Os mortos que vi tiraram-me a vontade de esgravatar a terra para resgatar os tesouros. Percebo agora, que cada pessoa é um tesouro e que eu sou um homem rico por ainda ter vivos os meus pais e os meus irmãos, e os amigos que tornam menos agreste a minha existência.
- E já não queres nada de mim?
- Se me achares digno, gostaria que me ensinasses a ouvir as vozes dos profetas que os outros afirmam que já morreram. 
- Se é só isso que desejas, ajudar-te-ei a procurar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rainha

                Subiu lesto os parcos degraus que separavam o átrio do hotel do recinto sobrelevado onde haviam instalado a receção. Ab...