INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

O exorcista

Apesar dos gritos agudos que ressoavam pela casa como o eco de um látego, aquele bater na porta chamou a atenção de todos. A mãe da jovem corre a abrir, um padre perfilava-se na soleira sob a chuva incessante, tinha o rosto envelhecido, e segurava um missal e um rosário nas mãos.
- Como é que ela está?
- Continua possessa, vomita um líquido verde, fala línguas estranhas, e roda o pescoço.
- No sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido inverso?
- Gira no sentido dos ponteiros do relógio, e depois retoma a posição inicial, fazendo-a girar em sentido contrário, talvez para acertar as horas.
- E comeu alguma coisa verde à refeição?
- Refeições, padre - esparregado, três refeições seguidas, mas não vejo porque haveria de fazer mal, é de verduras da nossa horta orgânica, colhidas pelas suas próprias mãos.
- E as línguas estranhas? Tem alguma suspeita do que seja? Aramaico? Latim? Português?
- Se é português, não entendo, mas também não entendo a minha filha desde que ela nasceu. É como as mensagens dela de telemóvel, são tantas as abreviaturas que me abrevia o entendimento, e não pesco nada.
O padre suspirou, subiu as escadas e foi vê-la sob o olhar apreensivo dos pais. Não se ouvia som algum lá em cima. Os segundos escorreram como horas e por fim, o sacerdote desceu os degraus.
- Então padre? Está mesmo possessa a nossa filhinha?
- Não, tal como não estava das outras vezes. Ela tem algum distúrbio gástrico, delira por causa da febre e roda a cabeça para um lado e para o outro porque também tem prurido na nuca. 
- Nunca imaginamos isso, senhor padre, mas também é verdade que o senhor já foi médico. Talvez pudesse aproveitar, já que está aqui, e aconselhar alguma coisa para ela tomar...
- Está bem, mas para a próxima cobro-vos o dinheiro da consulta e o do táxi.
- Senhor padre, isso não seria próprio de um homem de Deus!!

Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...