INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Lugar errado

- Com licença! Desculpe! Com licença! - ia pedindo, à medida que abria caminho entre as filas de cadeiras até um lugar vazio.
Finalmente, conseguiu sentar-se. O pequeno auditório na penumbra estava cheio, a conferência prometia. No palco, podia ler-se duas palavras projectadas no ecrã: Vimalakirti-Nirdesa. Um dos conferencistas tomou a palavra.
- Podemos começar por aqui, vou ler um trecho desta obra - «Magníficas jóias e ornamentos cobrem as pessoas; vestidas com a túnica da Humildade e cobertas com a cabeleira de flores da Mente Profunda. As suas riquezas são os Sete Tesouros da Mente, que crescem ao serem ensinados a outrem» - fez uma pausa, e inquiriu - alguém faz ideia do que sejam os Sete Tesouros da Mente?
O retardatário esticou o braço:
- Ãã, vontade de vencer, vontade de poder, de sucesso, de acumular riqueza, de prevalecer sobre os outros. Disse cinco, não foi? Para mim, deve ser uma espécie de O Segredo à budista, para conseguirmos toda a riqueza e conforto a que temos direito. Eu quero mesmo aprender isso!!
- Não, os Sete Tesouros da Mente são a confiança, a ética ou moralidade, a generosa disposição para ouvir, a humildade para consigo mesmo, a humildade para com os outros, o desapego e a sabedoria. O que é que você acha disso?
- Acho que me enganei na conferência! Com licença! Desculpe! Com licença! Desculpe!


Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...