INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página
A laranja grande, exuberantemente laranja, moveu-se um ou dois milímetros depois de muito se debater na base da pirâmide de frutos, a sua proeza agitou os outros, que se moveram, rodaram e deslizaram de forma quase imperceptível a olho nu. Nem todos os frutos o conseguiram, o que se traduziu por exalações agressivas dos seus sucos internos, e no caso do limão, por um fio de sumo ácido libertado por um corte mínimo na casca, e que castigou os frutos sob si. A crueldade do limão levou a novas reacções manifestadas pelo movimento e aromas daqueles espécimes, enquanto, no topo da pirâmide, as rubras cerejas e as uvas luzidias pareciam indiferentes a toda essa batalha, na sua beatitude de frutos dominantes e sobranceiros.
Igualmente indiferente a tudo isso mantinha-se o artista, posicionado a uns três metros desse centro de mesa, ignorando tudo e mais preocupado com as linhas e matizes da natureza-morta que pintava.

Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...