INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Primeiro entre iguais

O convite era formal e inesperado: uma recepção num palacete de Cascais, assim, simplesmente, convidavam-no para uma festa em que iria estar presente a nata da sociedade portuguesa, pessoas que irrompiam semanalmente nas revistas cor-de-rosa e nos programas televisivos afins, com nomes excêntricos e pronúncias e expressões idiomáticas de um outro planeta.
Ficou estarrecido, interrogando-se da razão do convite. Afinal, ele era apenas um obscuro professor que, por acidente de percurso, aparecia nos emissões televisivas da Universidade Aberta a falar de literatura. Lá nas cúpulas rosas do país, alguém se devia ter deleitado com as suas aulas e achado que ele seria útil para elevar o nível cultural do evento. Se era por uma finalidade nobre, não podia recusar.
Já a malhar a frio, avaliou mentalmente a natureza da festa. Era tudo gente de sangue azul e a nadar em dinheiro. Não devia haver ali subprodutos rançosos do marketing, salvados de casamentos e divórcios estranhíssimos, ou sobreviventes deformados de reality shows caducos. Não em Portugal, terra de gente simples e autêntica como ouro de lei, que abomina as aparências e o botox com o mesmo empenho com que o Vaticano condena o preservativo.
Decidido a aproveitar o convite, meteu-se no carro e foi fazer compras ao lugar mais selecto do centro do país, a Feira de Santana, onde podia comprar roupa de marca de origem francesa e italiana.
A escolha foi elementar e rápida - um fato Jorge Armandi, uma camisa Tifosi Denen, sapatos Bumaranga, e para o toque final de classe, uns óculos escuros RayBau.
Ao provar a roupa em casa, sentiu finalmente que estava preparado para a festa, e intimamente era capaz de desafiar quem quer que fosse a distingui-lo dos outros convidados. Na sua vaidadezinha doméstica diante do espelho do roupeiro, deu consigo a pensar que devia estudar a sua origem genealógica. Quem sabe se...

Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...