INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Achado e dito (John)

"Olha a Bóo-la de Berlim! Olha a Bóo-li-nhah!"
- Querem uma? - perguntou à mulher e aos filhos, estendidos nas toalhas de praia após o banho. Todos queriam, chamou o vendedor e comprou uma para cada. Todos se serviram, enquanto o vendedor de branco retomava a sua marcha penosa pela areia solta.
Ainda não tinha começado a comer a sua, quando ouviu um pregão semelhante, atrás de si. Era outro vendedor, de mais idade, que não se desencorajou de os ver a comer. Pousou a caixa rectangular ao seu lado e perguntou em voz baixa:
- Compraram bolas-de-berlim ao puto? Vocês cometeram um erro do caraças!
- Porquê, amigo? Estão envenenadas?
- É como se estivessem, nós estamos proibidos de vender bolas-de-berlim com creme, porque podem provocar intoxicações, no entanto, ele vende-as. Se não fosse o patrocínio do Clique, o gajo não se safava. Se vocês costumam vir para esta praia, tenho o gosto de vos informar que estou por aqui todos os dias, e as minhas bolas-de-berlim são deliciosas e são das autênticas, aliás, não há bolas-de-berlim mais autênticas do que as minhas!
- Amigo, e desculpe tratá-lo dessa forma. Nós estamos longe de casa, e vimos para a praia justamente para estarmos longe de tudo, das rotinas e das pessoas de todos os dias, e isso abrange as guerrinhas e questiúnculas que muita gente passa a vida a urdir, e pelos vistos, você também deve pertencer a essa categoria de gente que pensávamos ter deixado para trás. Nós compramos bolas-de-berlim a quem nos apetece, e não nos queira convencer de que só as suas é que são as tradicionais ou as autênticas bolas-de-berlim, que patranhas dessas não servem para nós.
- Amigo, e tenho gosto de o tratar dessa forma, vejo que você é uma pessoa inteligente, e peço desculpa pela minha abordagem um pouco bélica. Mas posso afiançar-lhe que o que disse é verdade, e as minhas bolas-de-berlim não precisam de nenhum certificado ou prémio de doçaria para lhe provar que são as verdadeiras bolas, porque elas falam por si.
E dito isto, abriu a meia tampa da caixa das bolas-de-berlim, e um grito uníssono elevou-se do seu interior: "Ich Bin ein Berliner!!".

Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...