Prestável

No meio dum centro comercial a abarrotar de gente, refugiei-me numa livraria, neste caso a Bertrand. Encontrei um livro do mestre Lima de Freitas que me suscitou o interesse, mas estava muito ensanduichado no meio de outros livros sobre esoterismo e, quando o puxei, provoquei uma pequena cascata de livros. Apanhei-os à pressa e arrumei-os o mais depressa que consegui, reagindo ao meu pânico inato de entrar em pânico diante de estranhos. Depois de os arrumar, procurei o dito livro na des-ordem da estante e, quando o fazia, senti que me puxavam pela manga da camisa. O segurança? Não! Apenas um ancião de óculos encavalitados na ponta do nariz, como os olhos grandes da coruja sábia.
- Precisava de uma pequena ajuda...
Discorri - a minha camisa beje confundia-se com o uniforme dos empregados da livraria, e estava a arrumar livros. Era natural a confusão.
- Se eu souber...
- Procurava um livro sobre celenterados, algo pedagógico, mas bem ilustrado, que possa interessar a um adolescente.
Celenterados? Seria celerados? Era a resposta imediata do meu corrector ortográfico biológico. Celerados, bandidos, faroeste, Jesse James, Billy the Kid.
- Já procurou na secção de História? Deve ter alguma coisa sobre a conquista do Oeste e os pistoleiros.
- Não, por acaso não.
Acompanhei-o lá. Não encontrei nada sobre os assaltos a comboios e diligências. Celenterados, celerados, acelerados.
- Na secção de álbuns com fotos de carros e marcas de carros?
- Não por acaso não.
Acompanhei-o lá. Carros de corrida...sim, carros de corrida! Encontrara!
- Aqui tem um, com muitas fotos, o tipo de livros que um adolescente adora!
- Mas tem celenterados?
- Deve ter, tem tantos modelos! Tem todas as probalidades de ter um celenterado!
- Não sei...se me pudesse dar uma segunda sugestão...
Carros de corrida, oficinas, mecânica, reparações, chaves francesas, alicates, limas.
- Por acaso, quando me pediu ajuda estava mesmo a arrumar um livro de Lima de Freitas, é um óptimo plano bê. Eu acompanho-o lá!

Mensagens populares deste blogue

A viagem

Abril de 1918 - o caminho para uma Primavera de sangue