INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página
No meio do Atlântico, na solidão da pequena ilha sitiada pelas águas, o governador achou que era hora de sacudir o torpor e trazer a animação à vida das suas gentes. Mandou instalar uma tenda de circo com o objectivo de organizar um freak show - aqueles que se sentissem habilitados para entrar nele ocupariam a arena, e os restantes, pagariam entrada para os ver. O governador reuniu toda a população debaixo do toldo gigantesco, e pediu voluntários, toda e qualquer pessoa que possuísse alguma característica peculiar, deveria saltar para o centro do círculo. E os voluntários começaram a descer para a arena. A mulher com três mamilos, o homem com dentes na garganta, o mal-formado e o informe, o que dormia em pé, o gigante, o que via o Holandês Voador nas falésias do norte, a mulher de barbas, o vampiro com sede, o que só andava para trás, o que tinha pavor de narizes humanos...Foram-se juntando no centro, acotovelando-se uns aos outros. Mesmo o governador se juntou a eles, balançando um terceiro braço que lhe saía da peito. Na assistência ficou só uma mulher, que mereceu a atenção de todos. Pediram-lhe que falasse, e parecia normal, soletrava bem as palavras, discorria sem falha sobre qualquer assunto, e não lhe encontraram nada que se apontasse; quatro viúvas levaram-na para o exterior, velaram-na com os seus xailes negros e pediram-lhe que se despisse, palparam-lhe, examinaram as partes íntimas e todos os recôncavos do corpo e nada encontraram de invulgar. Voltaram a vesti-la e sentaram-na no seu lugar enquanto o governador reflectia sobre o assunto, entre cochichos e debates das suas preocupadas gentes.
Ao fim de umas horas, o governador da pequena ilha sitiada pelas águas, decidiu que a tenda de circo seria desmontada novamente e que todos deveriam voltar às suas rotinas diárias, todos, menos aquela mulher anormal, que seria lançada das falésias do norte para fazer companhia ao Holandês Voador.

Dicionário

                O “seu” dicionário não tinha muitas palavras, e entre estas, havia muitas quase virginais, intocadas, outras devassadas e p...