INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Blade Runner

Blade Runner, de Ridley Scott, foi para mim um filme marcante, um dos melhores já feitos no universo da ficção científica. Assisti a ambas as versões nas salas de cinema, vi-o algumas vezes em formato VHS, e tenho o dvd em casa (um presente do meu irmão Carlos). Muitas coisas me agradaram no filme, a imagem, a história, o duelo final (tears in the rain). Só alguns anos depois do lançamento do filme é que li a obra de Phillip K. Dick (Do Androids Dream of Electric Sheep), e gostei francamente - livro e filme são duas criações umbilicadas mas distintas, e nenhuma delas esgota a outra. O livro estrutura-se como uma história policial futurista com hovercars, andróides, num mundo que é uma projecção do nosso: a vida das pessoas está mergulhada numa permanente obscuridade causada pela poluição, quase todas as espécies animais se extinguiram e as pessoas substituem-nas por animais sintéticos que lhes fazem companhia. A experiência religiosa também é artificial, com uma personalidade sotérica em cujo mundo se mergulha através de um engenho, a caixa de empatia. O personagem principal, Rick Deckard (quase um anagrama de Philip Kendred Dick), anseia por adquirir uma cabra, cujo valor inflaccionado o faz tentar amealhar o dinheiro da recompensa pela morte dos andróides procurados. No último capítulo faz uma descoberta insólita:

Pousou o auscultador e não tirou os olhos do lugar onde algo se movera do lado de fora do carro. Um vulto no solo, entre as pedras. «Um animal», disse a si mesmo. E o seu coração arrastou-se sob a carga excessiva, o choque do reconhecimento. «Eu sei o que é», compreendeu; «nunca vi nenhum antes, mas conheço-o dos velhos filmes sobre a natureza que exibem na TV governamental.»
«Eles estão extintos!» disse a si mesmo; rapidamente puxou do seu muito enrugado Sidney e passou as páginas com dedos convulsivos.
Sapo (Bufonidae), todas as variedades...Ext.
Extinto há anos, agora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rainha

                Subiu lesto os parcos degraus que separavam o átrio do hotel do recinto sobrelevado onde haviam instalado a receção. Ab...