INSTRUÇÕES:

Outros dados, e cartas, no final da página

Compincha

Assim rezava o texto: "Jantar de reformados da empresa Solino. Traje informal, presença do gestor da firma, despesas comparticipadas pela empresa. Vinte e uma horas no átrio do restaurante Repasto". Depois de diversos sms's, mail's e cartas lacradas a reforçar o convite, decidiu-se finalmente a comparecer.
Procurou nos armários do W.C. alguns comprimidos para os nervos, não encontrando, tomou dois analgésicos para a dor de dentes, que fariam o mesmo efeito. Calmo, calmíssimo, lá entrou no tal átrio pré-repasto. Aperto de mão, beijoca, aperto de mão, duas beijocas. Um velha muito pintada, arranhou-lhe a face com um anel de pedrarias, no acto desastrado de lhe fazer uma festa. Entre salvadores e Judas, conseguiu um lugar na coxia da mesa, um sítio ideal para iniciar uma fuga. Começou o repasto, com as entradas e aperitivos, seguidos de diversos pratos de peixe e carne regados com vinho de vários tons, pelo meio, alguns discursos para enrolar a tripa e bloquear as artérias; alguém de nome Matos contou uma anedota, porque era seu costume contar anedotas; outro, aliás, uma senhora, lembrou os tempos saudosos em que era um elemento útil da sociedade, numa oratória fungante que acabou num pranto de carpideira. O gestor tomou a palavra para impor alguma serenidade, afirmou que o trabalho de todos fora a matéria nobre com que se moldara a empresa, anunciou que esta arcaria com a despesa dos cafés e avançou a proposta de tornar o evento num jantar anual das velhas glórias da firma Solino.
Quando se sentou novamente, no meio de um coro de aplausos, fixou-se nele.
- Não me lembro de si... você é muito novo. Foi pré-reforma?
- Não, pós-reforma - respondeu, engolindo em seco. Não sabendo se fora convincente, prosseguiu - eu não era para vir, mas não paravam de chover convites.
- Não seja acanhado, já todos fizemos isto alguma vez. A velha guarda está toda contente, e é isso que interessa. Depois das bebidas no final, vamos todos para a night. Aí, já posso descontrair-me um pouco e deixar de fingir que sou gestor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Rainha

                Subiu lesto os parcos degraus que separavam o átrio do hotel do recinto sobrelevado onde haviam instalado a receção. Ab...