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Americanices

Goza-se os últimos dias quentes de Verão. Numa esplanada em pleno coração da cidade, um grupo de amigos junta-se à roda de uma mesa, saboreando o frescor de fim de tarde e as frias cadeiras de zinco. Pedem cervejas e amendoins, um deles, no entanto, prefere uma Pepsi-Cola. O empregado, de camisa branca empapada em suor, regista os pedidos e regressa com uma travessa com as bebidas, mas, sacrilégio, em vez de uma Pepsi, traz uma Coca-Cola. O que pedira a bebida, reclama indignado, e a troca é feita. Está o grupo de amigos à roda da mesa, e não há grandes temas para conversar - aulas, filmes, jogos, tudo parece vão e pouco prolífico. Um deles lembra-se e pergunta ao defensor tribal da Pepsi: O que é que tu tens contra a Coca-Cola? O sabor, responde, a Coca é adocicada e enjoativa, também faz gases e provoca lesões no pâncreas. O outro salta em defesa da sua dama, a Pepsi tem um sabor demasiado sintético, e dá tanto prazer bebê-la como ingerir um purgante com gás. A discussão está aberta, e os dois contendem para satisfação dos restantes. Vão buscar a cocaína dos primeiros tempos, os Presidentes e actores americanos que se revelaram fiéis duma e outra marca, os projectos desportivos, os anúncios memoráveis, os sites da marca. Mas, marrada após marrada, nenhum dos dois consegue vencer com clareza. Devíamos obter a opinião dalguém de fora, imparcial e insuspeito, afirma um, e que tal aqueles? Pergunta, apontando um grupinho de adolescentes sentado na beira do passeio a dois passos deles. Todos concordam. O homem da Pepsi eleva a voz e pergunta:
-Ei Putos! Qual das marcas é que vos dá mais sabor? A Pepsi ou a Coca-Cola?
Os putos não respondem, apenas um deles lhes dirige o olhar, baço e indiferente. E continuam na sua ocupação, fumando crack com o isqueiro sob latas de Cola a servir de cachimbo.

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